top of page
Buscar

Conheça os diferentes Estilos de Design de Interiores

Atualizado: 4 de jan. de 2023

Um Estilo de Design de interiores é o que define o conjunto de elementos visuais que irão compor a decoração dos ambientes, tais elementos como texturas, cores e materiais.

Cada Estilo tem a sua história e influências, e neste artigo vamos explorar um pouco de cada um dos principais Estilos de decoração.


Colonial

O Estilo Colonial é de origem europeia e foi trazida para o Brasil desde o século passado. Tem como principais características unir a atmosfera campestre com a elegância. É possível identificar a presença de mobiliários de madeira maciça com torneados e detalhes.


Romântico

Normalmente adotado como o mais delicado, o Estilo Romântico é bem acolhedor e sereno. Baseado em cores bem suaves e estampas com inspirações vitorianas é que são formadas as combinações de decorações. Os mobiliários possuem curvas, podemos ver bastante estofamentos, almofadas e tapetes. Tudo para trazer o conforto e um sentimento intimista.


Clássico

O Estilo Clássico de baseia em três principais pilares para as composições dos ambientes, a sofisticação, elegância e beleza. São utilizados mobiliários robustos, com acabamento curvos e torneados; os tecidos são de alta qualidade; grandes lustres, e como chave na identidade visual deste estilo, podemos dizer que sejam as molduras de gesso tanto nas portas quantos no teto e janelas. Como paleta de cores, são utilizados tons mais terrosos em tons pasteis combinados com elementos dourados.


Rústico

O Estilo Rústico iniciou-se com a utilização de elementos mais naturais, bastante madeira principalmente de demolição, ferro e, acabamentos orgânicos. Atualmente, este estilo ainda é muito explorado como inspirações na decoração, mas nem sempre os materiais ainda são realmente reaproveitados ou orgânicos, neste caso poderíamos chamar como um Rustico Moderno.


Boho

Com bastante referência na vida hippie e um pouco de influencia do Oriental, o Estilo Boho combina elementos de bastante leveza e naturalidade. É muito comum uma paleta de cores com tons de branco e areia, materiais dos acabamentos como palha, juta, sisal e sempre tem a presença de plantas na composição dos ambientes. Apesar da simplicidade, o conforto e aconchego nuca ficam de fora.


Industrial

O Estilo Industrial tem origem no início do século XX em Nova York. Com a população aumentando constantemente, foi preciso adaptar novos tipos de moradia, que foram denominados como lofts. Estes eram apartamentos nova-iorquinos bem amplos, criados dentro de antigas fábricas e velhos galpões. Tendo em vista essa história, a identidade deste Estilo está na presença de paredes de blocos de concreto ou tijolos aparentes, chão de cimento queimado e, canos e tubulações a mostra.


Moderno

Este é um estilo que se refere ao período de início do século XX, determinado por um design mais clean e organizado com linhas retas, poucos adornos, mas sem deixar de garantir a sofisticação. O Estilo Moderno valoriza bastante a forma e a função, dando lugar para a inovação na escolha ou substituição de materiais a fim de baratear os projetos e tornar mais acessível, como por exemplo, trocar a madeira por plástico, entre outros.


Contemporâneo

Diferente do que muitos pensam, o Estilo Contemporâneo, não é o mesmo que o Moderno, não tem uma única definição, pois é algo do momento, normalmente novidade e muitas vezes pode até causar estranheza por não seguir nenhum padrão de estilo. É uma forma de expressar exatamente o que se deseja dando total espeço para a criatividade sem estar preso a regras.


Geek

Muito moderno, este é um estilo que está bem famoso nesta era digital. O Estilo Geek se baseia na reunião de temas da cultura pop e entretenimento, como temas mais famosos como heróis da Marvel e DC, Guerra nas Estrelas, Harry Potter, animes quadrinhos entre outros, juntamente com a tecnologia para criar ambientes completamente imersivos nesta neste Mundo Geek.


Glamour

Este estilo é repleto de brilho, acabamentos refinados e lustrosos. Existe bastante presença de elementos sofisticados e elegantes. No Estilo Glamouroso é muito comum encontrar a utilização de lustres que se destacam, vidros e cristais, tudo com muito luxo e energia.


Retrô

O Estilo Retrô, muito utilizado em bistrôs, é determinado pela utilização de elementos antigos ou a inspiração na antiguidade para criar novos objetos. É muito comum nestes projetos, utilizar paletas de cores bem variadas, com combinações divertidas.


Vintage

Muitas vezes confundido com o Retrô, o Estilo Vintage também utiliza de elementos antigos incorporados na decoração. O termo 'Vintage" vem de "vinho do porto' passando a ideia de que quanto mais antigo melhor ele fica. Sendo assim a decoração é composta com peças antigas e relíquias usadas desde a década de 20 até 80.


Provençal

Normalmente identificado como um estilo campestre, no Estilo Provençal identifica-se a presença de mobiliários antigos e com vários detalhes e adornos, cortinas e almofadas com tecidos de estampas florais, as próprias flores também fazem parte da decoração e tudo com uma paleta de cores em tons pasteis.


Oriental

O Estilo Oriental tem sua identidade baseada nos elementos da cultura Oriental que além das mais conhecidas como Japão e China, engloba também a cultura da Índia, Egito, Turquia, Malásia, Tailândia, entre outros. Este estilo mistura a tranquilidade nos ambientes com itens de bastante personalidade cheios de detalhes e combinações de cores fortes que se destacam bastante na decoração.


Gótico

Com o Estilo Gótico, podemos criar ambientes maias dramáticos, com uma paleta de cores fortes, os elementos são de traços marcantes e exuberantes, lembrando alguns detalhes do Estilo Retrô. A cor predominante para os ambientes que adotam este estilo é o preto, sendo usando tento em mobiliários como também nos revestimentos e paredes.


Futurista

A decoração futurista é a que mais se difere das outras. Como o próprio nome diz, remete-se ao futuro, coisas novas e tecnológicas. No Estilo Futurista é muito comum a predominância da cor branca combinada com elementos de cores fortes (coloridos). É fácil identificar que os mobiliários deste estilo, por mais que tenham as mesmas funções dos convencionais, têm uma estrutura e um visual completamente diferentes. A iluminação dos ambientes também segue nesta mesma ideia de inovação através de fitas de led, abrindo espaço para bastante criatividade fugindo dos lustres e spots padrões de iluminação.


Minimalista

Como o próprio nome já diz, o Estilo Minimalista tem o foco em utilizar o mínimo de elementos possíveis. Sempre se baseia em paletas de cores mais neutra e monocromáticas e para os mobiliários, apenas o que realmente é necessário e com o mínimo de detalhes. A iluminação também segue a mesma linha de raciocínio, aproveitando o máximo da luz natural para não carregar os ambientes.


Escandinavo

Muito relacionado ao Minimalismo, o Design Escandinavo também determina ambientes menos carregados e mais livres e com prioridade da iluminação natural, mas em contrapartida se diferencia por sua preocupação com o aconchego. Como identidade do estilho, a paleta de cores normalmente é monocromática e com tons mais neutros como preto, branco e cinza. E para os revestimentos os materiais mais utilizados são madeiras em tons claros, cimento queimado, pedras e elementos naturais.



Então aqui abordamos os Estios mais utilizados e conhecidos no Design de Interiores. Espero que tenha gostado desde conteúdo! Continue acompanhando nosso Blog para aumentar ainda mais seus conhecimentos neste mundo tão vasto, divertido e inspirador do Design. Até a próxima =)

 
 
 

Comments


bottom of page